sábado, 8 de maio de 2010

"Enquanto falo com você, você olha nos meus olhos. Minhas palavras penetram nos seus ouvidos, são levadas ao seu cérebro e lá são filtradas por tudo que você conhece ou sabe ou lhe foi passado como verdadeiro durante todo seu aprendizado. Enquanto você me ouve, eu fico olhando nos seus olhos. A expressão contida neles, ou em torno, me dizem se você acreditou no que lhe disse, se sinceramente acha que lhe contei a verdade.
Desse feedback biológico eu tiro as próximas palavras, baseadas no princípio de que eu realmente necessito que você acredite em mim. É o processo mágico da comunicação, base concreta do aprendizado social.
Bem, e se você não possuísse tais filros? E se você fosse simplesmente intuitivo, como se adivinhasse a verdade pura e nua no simples fluir das palavras? E se você, enquantor falo, sequer olhasse meus olhos? Como é que eu poderia aferir se a comunicação estaria sendo eficaz, se você realmente estaria entendendo o que o que eu falo? Se você não fixa os seus olhos nos meus, como é que eu continuo? Afinal, você está me ouvindo ou não?
Poderíamos reformular, mais ou menos desta maneira:
Enquanto eu falo com você, você olha nos meus lábios. Minhas palavras penetram nos seus ouvidos, são levadas até seu cérebro e, lá, não são filtradas, pelos singelo fato de que você não tem filtros. De tudo o que lhe foi passado, você guardou apenas e tão somente o que era verdadeiro. Enquanto você me ouve, fico olhando seu olhos, mas não consigo penetrá-los. Não preciso prescrutar suas expressões para saber se você acreditou nas palavras que lhe disse. Você sempre sabe quando estou sendo sincero, porque não ouve com os sentidos, mas com as sensações. Não conseguiria mentir para você, porque não se mente para um anjo. E você é um puro anjo de barro.

2 comentários:

  1. " Você sempre sabe quando estou sendo sincero, porque não ouve com os sentidos, mas com as sensações. Não conseguiria mentir para você, porque não se mente para um anjo. E você é um puro anjo de barro. " Lindo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Todo Anjo,é um SER de LUZ,seria muito pouco atribuir suas condições à meras esculturas de barro.Deus os fez aparecer em nossas vidas para mostrar que ELE existe, através desses pequenos seres e para que saibamos o verdadeiro sentido do AMOR, mesmo que eles não pronunciem ou esbocem esse sentimento de maneira convencional,(aquela a que estamos acostumados).

    ResponderExcluir