segunda-feira, 10 de maio de 2010

o social

"A análise comportamental dirigi-se de forma muito mais direta para as metas a que a ficção foi erroneamente destinada a servir. As pessoas compreendem a si mesmas e controlam-se com muito mais eficácia quando compreendem as contingências relevantes... Os valores que afetam aqueles que são responsáveis por outras pessoas fornecem bons exemplos da importância em abandonar supostos atributos de um homem interior e voltar-se para as contingências que afetam o comportamento.
Há cinco tipos clássicos de seres humanos que têm sido maltratados: os jovens, os idosos, os presos, os psicóticos e os retardados. Eles são maltratados por que aqueles que os têm sob custódia carecem de simpatia, compaixão, benevolência ou não têm consciência? Não, o fato importante é que eles são incapazes de se vingar. É fácil maltratar qualquer um desses cinco tipos de pessoas sem ser, por sua vez, maltratado.
Formas melhores de governo não devem ser achadas em melhores legisladores, práticas educacionais melhores em melhores professores, sistemas econômicos melhores em administradores mais esclarecidos ou uma terapia melhor em terapeutas mais compassivos. Tampouco devem ser achadas em melhores cidadãos, estudantes, trabalhadores ou pacientes. O velho erro é procurar a salvação no caráter dos homens e mulheres autônomos, em vez de procurá-la no ambiente social que apareceu na evolução das culturas e que pode agora ser explicitamente planejado..."
B.F.Skinner, The Humanist, julho/agosto de 1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário